< Atos 13 >

1 Entre [os membros ]da congregação na Antioquia, [na província de Síria], havia profetas/pessoas que comunicavam as mensagens de Deus e pessoas que ensinavam [sobre Jesus. Esses indivíduos eram]: Barnabé; Simeão, também chamado de Negro/Preto; Lúcio, [da cidade ]de Cirene; Manaém, que foi criado em companhia do [rei ]Herodes [Antipas]; e Saulo.
E na igreja que estava em Antiochia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão, chamado Níger, e Lúcio Cireneu, e Manahen, que fôra criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
2 Enquanto eles adoravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo [lhes ]disse: “Nomeiem agora mesmo Barnabé e Saulo para me [servirem, indo fazer ]o trabalho que eu os mandei [fazer]!”
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra para que os tenho chamado.
3 Assim, eles continuavam jejuando e orando. Então impuseram as mãos em Barnabé e Saulo, [orando para que Deus os ajudasse, ]e depois os mandaram [fazer aquilo que o Espírito Santo tinha ordenado.]
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
4 Barnabé e Saulo foram orientados/guiados pelo Espírito Santo {O Espírito Santo orientou/guiou Barnabé e Saulo} para irem a [vários lugares, fazendo aquilo que Ele os mandasse fazer. ]Por isso eles desceram [da Antioquia ]até [o porto ]de Selêucia e dali viajaram de navio até o [porto de ]Salamina, [na ilha de Chipre. ]
Estes então, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Seleucia e dali navegaram para Chypre.
5 Enquanto eles estavam na [cidade de ]Salamina, [foram visitar ]as casas de reunião dos judeus. Ali eles proclamaram a mensagem de Deus [acerca de Jesus. ]João [Marcos os acompanhou ]para ajudá-los.
E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João por ministro.
6 Eles três percorreram a ilha inteira [de Chipre ]até [a cidadezinha/vila ]de Pafos. Ali encontraram um mágico chamado Barjesus. Ele era judeu, e alegava falsamente que era profeta/que comunicava mensagens de Deus.
E, havendo atravessado a ilha até Paphos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Bar-Jesus,
7 Ele costumava acompanhar o governador [da ilha, que se chamava ]Sérgio Paulo, um homem inteligente/astuto. O governador mandou [alguém ]buscar Barnabé e Saulo, pois ele desejava ouvir a palavra de Deus. [Por isso Barnabé e Saulo chegaram e lhe explicaram aquela mensagem. ]
O qual estava com o próconsul Sérgio Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.
8 Contudo, o mágico, que se chamava [em grego ]Elimas, se opôs a eles. Ele tentava repetidas vezes dissuadir o governador de crer [em Jesus. ]
Mas resistia-lhes Elymas, o encantador (que assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o próconsul.
9 Então, enquanto Saulo, cujo [nome romano era ]Paulo, era capacitado/controlado pelo Espírito Santo {enquanto o Espírito Santo capacitava/controlava Saulo, cujo [nome romano era ]Paulo}, ele olhou fixamente/diretamente para o mágico e disse:
Porém Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, disse:
10 “Você está servindo/agindo como/ajudando o diabo, opondo-se a tudo que é reto/bom/verdade! Você está sempre mentindo [às pessoas ]e fazendo-lhes [outras ]coisas malévolas. Deixe de tentar transformar/Quando você vai deixar de tentar transformar [RHQ] em mentira aquilo que é verdade com relação ao Senhor [Deus!? ]
Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
11 Neste instante o Senhor [Deus ][MTY] castigará você! Você ficará cego, sem poder ver o sol durante [algum ]tempo”. Imediatamente ele ficou [cego, como se estivesse ]num nevoeiro escuro/preto e foi tateando, em busca de alguém que [puxasse ]a mão dele para guiá-lo.
Eis-aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas cairam sobre ele, e, andando em redor, buscava a quem o guiasse pela mão
12 Quando o governador viu o que tinha acontecido a [Elimas], ele passou a crer [no Senhor Jesus. ]Ficou maravilhado pelo [que Paulo e Barnabé ]pregavam acerca do Senhor [Jesus.]
Então o próconsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.
13 [Depois disso, ]Paulo e os dois homens que o acompanhavam foram de navio de Pafos [até o porto ]de Perge, na [província ]de Panfília. [Em Perge, ]João [Marcos ]os deixou e voltou [para casa em ]Jerusalém.
E, partindo de Paphos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, cidade da Pamphylia. Porém João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
14 Então Paulo e Barnabé viajaram de Perge [por terra], chegando [à cidade de ]Antioquia, perto do [distrito de ]Pisídia [na província da Galácia. ]No dia de descanso dos judeus, eles entraram na sinagoga/sala de reuniões dos judeus e se sentaram.
E eles, saindo de Perge, chegaram a Antiochia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
15 [Alguém ]leu [em voz alta, às pessoas ali reunidas], trechos dos livros [que Moisés tinha escrito. Então alguém leu para elas em voz alta trechos daquilo que os demais ]profetas [tinham escrito. ][MTY] Então os líderes da sinagoga pediram [que alguém levasse este/esta ]recado/mensagem a Paulo e Barnabé: “Irmãos judeus, se [um de vocês] deseja falar com as pessoas [aqui reunidas ]para animá-las, por favor, falem [conosco ](excl) [agora mesmo”.]
E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos, se vós tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai
16 Por isso Paulo se levantou e fez um gesto com a mão direita [para que as pessoas presentes lhe prestassem atenção]. Então ele disse: “Irmãos judeus e vocês [gentios/não-judeus ]que [também ]adoram a Deus, [por favor, escutem-me! ]
E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi:
17 Deus, a quem nós (incl) israelitas adoramos, escolheu nossos antepassados [para ser o povo dele ]e fez com que se tornassem numerosos enquanto viviam como estrangeiros no Egito. [Então, passados muitos anos, ]Deus os ajudou [MTY] poderosamente e os tirou daquele país.
O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço levantado os tirou dela;
18 Ele cuidou deles durante por cerca de quarenta anos [enquanto andavam ]no deserto, [mesmo que o desobedecessem repetidas vezes. ]
E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos.
19 Deus [fez com que os israelitas ]vencessem sete grupos tribais [que habitavam a região ]de Canaã e deu a terra deles a nós (incl) israelitas para que pudéssemos possui-la.
E, destruindo a sete nações na terra de Canaan, lhes repartiu por sorte a terra deles.
20 [Nossos antepassados começaram a possuir o Canaã ]uns 450 anos depois que [seus antepassados chegaram no Egito.] “Depois, Deus nomeou líderes [para governar/guiar o povo de Israel. Esses líderes continuaram governando nosso povo ]até a época em que Samuel, também profeta, [passou a governar Israel].
E, depois disto, por quase quatrocentos e cincoênta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.
21 Então, [enquanto Samuel era líder do povo], as pessoas começaram a exigir que ele [nomeasse ]um rei [para governá-las. Por isso ]Deus nomeou Saul, filho de Quis, [como rei. Ele era ]da tribo de Benjamim, e [governou Israel ]durante quarenta anos.
E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Kis, varão da tribo de Benjamin.
22 Depois de Deus rejeitar Saul, [tirando-lhe o trono], ele pôs Davi como rei de Israel. Deus testemunhou dele: ‘Tenho observado que Davi, filho de Jessé, é um homem idôneo, justamente o tipo de homem que eu desejo [IDM] [que ele seja]. Ele fará todas [as coisas que ]eu desejo [que ele faça].’
E, tirado este, lhes levantou como rei a David, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a David, filho de Jessé, varão conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
23 “[Dentre ]os descendentes de Davi, Deus fez com que um deles–Jesus–viesse a [nós ]israelitas para nos salvar, bem como ele tinha prometido a [Davi e nossos outros antepassados. ]
Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;
24 Antes de Jesus iniciar seu trabalho, João [o Batizador ]pregava a todos os israelitas [que iam ter com ele/o encontravam. Ele lhes dizia ]que deveriam rejeitar seu mau comportamento, [pedindo que Deus os perdoasse. Então ele ]iria batizá-los.
Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento.
25 Quando João estava para completar o trabalho que [Deus o mandara fazer, ]dizia várias vezes [aos seus ouvintes: ]‘Vocês podem pensar/Será que vocês acham [RHQ] que sou [o Messias que Deus prometeu mandar!? ]Não, não sou. Mas escutem bem! O Messias virá [logo. Ele é muito mais importante que eu, que nem ]mereço ser escravo dele [MET].’”
Mas, como João cumprisse a sua carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
26 ”Irmãos israelitas, vocês descendentes de Abraão, e [vocês gentios/não-judeus que ]também adoram a Deus, [escutem-me por favor! Foi ]a [todos ]nós que a mensagem foi enviada [por Deus ]{que [Deus ]mandou a mensagem} sobre [como Ele ]salva as pessoas.
Varões irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.
27 Os habitantes de Jerusalém e seus governantes não perceberam/entenderam que este homem, [Jesus, foi o Enviado de Deus para os salvar. ]Embora as mensagens dos [MTY] profetas fossem lidas [em voz alta ]{alguém lesse [em voz alta ]as mensagens dos [MTY] profetas} em cada dia de descanso dos judeus, eles não entenderam [aquilo que os profetas escreveram sobre o Messias. Por isso ]os [líderes judaicos ]condenaram Jesus [à morte, ]bem como os profetas tinham profetizado [que as pessoas fariam. ]
Porque, não conhecendo a este os que habitavam em Jerusalém, nem os seus príncipes, condenando-o, cumpriram assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.
28 [Muitas pessoas acusaram Jesus de praticar coisas malévolas, ]mas não conseguiram provar que Ele tivesse feito nada digno de morte. Esses indivíduos pediram insistentemente que [o governador ]Pilatos mandasse que Jesus fosse executado/morto {mandasse que os soldados executassem/matassem Jesus}. [Portanto Pilatos fez aquilo que eles tinham pedido. ]
E, não achando nenhuma causa de morte, pediram a Pilatos que fosse morto.
29 Eles fizeram [a Jesus ]todas as coisas {[que os profetas tinham escrito há muito tempo]} escritas [acerca daquilo que as pessoas fariam a ]Ele[. Os soldados romanos mataram Jesus, pregando-O numa cruz. Então algumas pessoas ]baixaram o corpo dele da cruz e o colocaram num túmulo.
E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;
30 Porém, Deus fez com que Ele voltasse à vida depois de morrer,
Porém Deus o resuscitou dos mortos.
31 e durante muitos dias Ele foi visto [repetidas vezes ]por {Ele apareceu a} [seus seguidores ]que o tinham acompanhado da [província de ]Galileia até Jerusalém. As pessoas [que o viram ]estão testemunhando atualmente dele ao povo [judeu].
E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo.
32 “[Neste momento], nós dois estamos proclamando a vocês esta boa mensagem: Aquilo que [Deus ]prometeu fazer [aos nossos ]antepassados [judeus ]
E nós vos anunciamos a promessa que foi feita aos pais, a qual já Deus nos cumpriu, a nós, seus filhos, resuscitando a Jesus:
33 Ele tem feito agora para nós (incl), [que somos ]descendentes deles, [e também para vocês que não são judeus. Ele assim fez, ]ressuscitando Jesus dentre os mortos. É exatamente como foi escrito {como [Davi ]escreveu} no Salmo 2–as palavras que [Deus disse a seu Filho: ] ‘Tu és meu Filho; hoje comprovei [às pessoas ]que [realmente ]sou teu Pai.’ (OU, ‘Hoje mostrei a [todo o mundo que ]tu és [realmente ]meu Filho e eu sou [realmente] teu Pai.’)
Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
34 [Deus ]fez com que [o Messias ]voltasse à vida após morrer e Ele nunca mais o deixará morrer. [Por falar nisso Deus ]disse o seguinte [aos nossos antepassados judeus: ]‘Eu com certeza lhes ajudarei, [povo meu, ]como [prometi ]a Davi [que eu faria.’ ]
E que o resuscitaria dos mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fieis bençãos de David vos darei.
35 Assim, [escrevendo ]em outro [Salmo, Davi ]disse o seguinte [a Deus acerca do Messias]: ‘Por ser eu dedicado ao Senhor, obedecendo-[o ]sempre, [quando eu morrer ]o Senhor não deixará meu corpo apodrecer.’
Pelo que também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção.
36 Enquanto Davi ainda estava vivo, ele fazia aquilo que Deus desejava que ele fizesse. Ao morrer [EUP], [as pessoas ]enterraram o corpo dele [como se fizera ]com os [cadáveres ]dos seus antepassados, portanto o corpo dele apodreceu. [Por esta razão, não é possível que ele estivesse falando de si mesmo neste Salmo. ]
Porque, na verdade, tendo David no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, e foi posto junto de seus pais e viu a corrupção,
37 [Muito pelo contrário, ele falava de Jesus. Jesus também morreu, ]mas Deus o fez reviver, [portanto ]o corpo dele não apodreceu.
Mas aquele a quem Deus resuscitou nenhuma corrupção viu.
38 “Portanto, [meus ]irmãos israelitas [e demais amigos, ]é importante que vocês saibam que está sendo declarado {que [nós ](excl) estamos declarando} a vocês [que ]Deus pode perdoar-lhes os pecados cometidos, como resultado [daquilo que ]Jesus [fez. ]Por causa [do que ]Jesus [fez, ]qualquer pessoa que crer [em Jesus ]é considerada {[Deus ]acha que qualquer pessoa que crer [em Jesus ]é} livre de culpa (OU, o registro foi apagado {[Deus ]apagou o registro} dos atos [cometidos ]por essa pessoa [que fossem desagradáveis a Deus.) Mas não foi possível efetuar isso ]{[Deus ]não pôde fazer isso} em seu favor como resultado [da sua própria obediência ]às leis [que ]Moisés [escreveu. ]
Seja-vos pois notório, varões irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.
E de tudo o que, pela lei de Moisés não pudestes ser justificados neste é justificado todo aquele que crê.
40 Portanto, tenham cuidado para que [Deus ]não julgue vocês da forma dita por [um dos ]profetas [MTY] {como [um ]dos profetas disse [MTY]} [que Deus faria! ]
Vede pois que não venha sobre vós o que está dito nos profetas:
41 [Deus disse: ] ‘Vocês que zombam [de mim, com certeza ]ficarão atônitos [ao verem o que estou fazendo ]e [com certeza ]morrerão. Vocês ficarão maravilhados, pois vou fazer-[lhes ]algo [terrível ]durante a época que vocês estão vivendo. Vocês não acreditariam [que eu assim fizesse], mesmo que alguém os avisasse do fato.’”
Vede, ó desprezadores, e espantai vos e desaparecei; porque opero uma obra em vossos dias, obra que não crereis, se alguém vo-la contar.
42 Após Paulo [terminar de falar, ]quando ele e Barnabé estavam saindo da sala de reuniões dos judeus, [muitas das ]pessoas ali presentes pediram repetidamente que lhes fossem ditas {que [os dois homens ]lhes dissessem} [novamente ]no próximo dia de descanso dos judeus as coisas [sobre as quais Paulo acabava de lhes falar. ]
E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte se lhes falassem as mesmas coisas.
43 Depois que as pessoas se encontravam na porta de saída da sala, muitas [delas ]acompanharam Paulo e Barnabé. Esse grupo consistia em judeus e gentios (não judeus) que tinham aceitado as crenças dos judeus. Paulo e Barnabé continuavam conversando com eles, estimulando-os a continuar [crendo na mensagem de que ]Deus [perdoa ]bondosamente [os pecados das pessoas por causa daquilo que Jesus fez].
E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.
44 No próximo dia de descanso dos judeus, a maioria [dos habitantes da Antioquia se reuniu na casa de reuniões dos judeus ]para ouvir [Paulo e Barnabé ]falarem sobre o Senhor [Jesus. ]
E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus.
45 Mas [os líderes dos ][SYN] judeus ficaram com muita inveja, pois viram que uma grande multidão [de gentios/não-judeus foram ouvir Paulo e Barnabé. Por isso ]eles começaram a contradizer as coisas ditas por Paulo {que Paulo dizia} [e também a ]falar [dele ]de uma forma insultante.
Porém os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja: e, blasfemando, contradiziam o que Paulo dizia.
46 Então, falando com ousadia, Paulo e Barnabé disseram [àqueles líderes judaicos: ]‘A mensagem de Deus [acerca de Jesus ]deveria ser divulgada {[Nós dois ]tínhamos a obrigação de divulgar a mensagem de Deus [acerca de Jesus]} primeiro a vocês [judeus, antes de proclamá-la aos gentios/não-judeus, pois Deus assim nos mandou. Contudo, ]vocês estão rejeitando a mensagem de Deus. [Procedendo assim, ]vocês comprovam que não são dignos de viver eternamente [com Ele. Portanto, ]nós deixaremos [vocês, ]dirigindo-nos [agora ]aos gentios/não-judeus para [comunicar-lhes a mensagem de Deus. ] (aiōnios g166)
Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era míster que a vós se vos falasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nós voltamos para os gentios; (aiōnios g166)
47 [Estamos procedendo assim também ]porque o Senhor [Deus ]nos mandou [assim fazer. ]Ele nos disse: ‘Nomeei vocês para [revelarem coisas sobre mim ]aos gentios/não-judeus [MET], [como ]uma luz [revela as coisas às pessoas. Nomeei ]vocês para falarem às pessoas por toda parte [MTY] do mundo [daquele que veio salvá-las’”.]
Porque o Senhor assim no-lo mandou, dizendo: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas para salvação até aos confins da terra.
48 Enquanto os gentios/não-judeus escutavam [aquelas palavras], começaram a regozijar-se, dizendo repetidamente que era maravilhosa a mensagem sobre o Senhor [Jesus. ]E todos aqueles gentios/não-judeus que tinham sido escolhidos [por Deus ]{a quem [Deus ]tinha escolhido} para viverem [com Ele ]eternamente deram fé [à/acreditaram na mensagem sobre o Senhor Jesus. ] (aiōnios g166)
E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. (aiōnios g166)
49 [Nessa altura, muitos dos cristãos ]viajaram por aquela região. Ao viajarem, proclamavam [MTY] a mensagem acerca do Senhor [Jesus ]{a mensagem sobre o Senhor [Jesus ]estava sendo proclamada}. E [muitas mais pessoas passaram a crer nele.]
E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.
50 Contudo, [alguns líderes dos ][SYN] judeus conseguiram que os homens mais graúdos/mais importantes da cidade e [algumas ]mulheres ricas/importantes que tinham aceitado a crença dos judeus se opusessem [a Paulo e Barnabé. Portanto, aqueles gentios/não-judeus ]levaram [também outras pessoas ]a perseguir Paulo e Barnabé. Como resultado, eles expulsaram os dois homens da sua região.
Mas os judeus incitaram a algumas mulheres religiosas e honestas, e aos principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
51 Portanto [ao saírem, ]os dois apóstolos sacudiram o pó dos pés [para mostrarem aos líderes judaicos que Deus os tinha rejeitado e iria castigá-los. Eles saíram da cidade de Antioquia ]e se foram [à cidade de ]Icônio.
Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.
52 Enquanto isso, os cristãos [na Antioquia ]continuavam regozijando-se, sendo completamente controlados pelo Espírito Santo {e o Espírito Santo continuava controlando-os completamente}.
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

< Atos 13 >